Termos e Terminologias
Termos e Palavras Chave, Para Navegar (Voar) na Plataforma PIPA.
​
Fonte: EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA - SEBRAE-PE/2023 - ECONOMIA CRIATIVA
​
CONSULTORIA: Orientação temporária prestada por pessoa física ou jurídica com reconhecido conhecimento técnico especializado.
PROJETO: É um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resulta do exclusivo. A natureza temporária dos projetos indica que eles têm um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivo s do projeto são atingidos ou quando o projeto é encerrado porque os seus objetivos não serão ou não podem ser alcançado s, ou quando a necessidade do projeto deixar de existir. Fonte: Guia PMBOK, 5ª edição.
PROJETO DE INOVAÇÃO: Projeto de inovação a ser apresentado para concorrer a este Edital, devendo compreender a implantação de um modelo de negócio inovador ou o desenvolvimento de bens ou serviços novos, assim como substanciais melhorias tecnológicas em produtos e processos já existentes.
REDES DE ECONOMIA CRIATIVA : Conjuntos de empreendimentos, empreendedores e profissionais dos setores culturais e criativo s (formais ou informais), caracterizados pela intensidade de conexão física e/ou virtual entre eles, assim como pela flexibilidade de sua s estruturas produtivas.
SISTEMA PRODUTIVO: conjunto de atividades e conexões de natureza colabor ativa e/ou competitiva, f ísica ou virtual, entre empreendimentos, empreendedores e demais profissionais dos setores culturais e criativo s, que se articula m progressiva m e nte, desde a etapa da criação, passando pela produção, distribuição e consumo de bens ou serviços culturais e criativos.
SUSTENTABILIDADE: termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. O conceito de sustentabilidade é multidimensional integrando aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais. A sustentabilidade de um empreendimento criativo se dá a partir de um modelo de gestão que garanta a sua sobrevivência econômica, as suas relações com a sociedade, o uso.
SETORES CULTURAIS E CRIATIVOS: são aqueles cujas atividades produtivas têm como processo principal um ato criativo gerador de um produto (bem ou serviço) cuja dimensão simbólica é determinante para o seu valor, resultando em produção de riqueza cultural, social e econômica.
​
CRIATIVIDADE: Capacidade ou habilidade de criar, de solucionar problemas através de uma maneira nova, ou diferente da habitual, de atingir objetivos e propósitos, antigos ou novos, através de novos caminhos.
CULTURA: conjunto de manifestações sociais, linguísticas, religiosas comportamentais, intelectuais e artísticas de uma comunidade e/ou sociedade.
DIMENSÃO SIMBÓLICA: fundamenta-se na ideia de que é inerente aos seres humanos a capacidade de simbolizar, que se expressa por meio das diversas línguas, valores, crenças e práticas.
DIVERSIDADE CULTURAL: conjunto de identidades individuais, comunitárias e sociais cuja riqueza é condição essencial para o desenvolvimento sustentável em benefício das gerações atuais e futuras.
ECONOMIA CRIATIVA:
Corresponde às dinâmicas culturais, sociais e econômicas construídas a partir do ciclo de criação, produção, distribuição, circulação, difusão, consumo e fruição de bens e serviços oriundos dos setores criativos, cujas atividades produtivas têm como processo principal um ato criativo gerador de um produto, bem ou serviço, cuja dimensão simbólica é determinante do seu valor, resultando em produção de riqueza cultural, econômica e social.